O início do funcionamento do sistema fotovoltaico passa por etapas que vão desde a solicitação da conexão do sistema de energia solar até a homologação do uso do sistema. Nesse processo, o parecer de acesso é uma etapa fundamental e que apresenta algumas características.
Para entender mais sobre o tema, continue lendo.
Parecer de acesso: o que é e o que determina?
O parecer de acesso é um documento formal obrigatório apresentado pela distribuidora após a avaliação do projeto técnico do sistema de energia, que inclui:
- Condições de acesso, incluindo a conexão e o uso
- Requisitos técnicos que permitam a conexão das instalações à rede da distribuidora
- Modelos de contratos
- Tarifas aplicáveis
- Responsabilidades do solicitante
Prazos e etapas apresentação do documento
O documento deve ser encaminhado pela concessionária em até 15 dias nos casos de microgeração (podendo se estender a 30 dias em algumas concessionárias). Já nos casos de minigeração, o prazo para envio do parecer de acesso é de até 30 dias.
Porém, se faltar informações ou for solicitada alguma adequação, o prazo é renovado. Só após receber essa autorização é permitido iniciar a instalação.
A ANEEL determinou 4 etapas para a conexão de redes elétricas, sendo que somente as duas últimas são obrigatórias para micro e minigeração:
- Consulta de acesso (opcional)
- Informação de acesso (opcional)
- Solicitação de acesso (obrigatória)
- Parecer de acesso (obrigatória)
Conclusão
Para garantir que seu sistema seja aprovado dentro do prazo, conte com uma empresa que te isenta de toda burocracia e papelada junto às distribuidoras de energia.
Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou solicite uma consultoria e descubra como aumentar o lucro da sua empresa de energia solar clicando no botão abaixo.
Pingback: 7 dicas para fazer um projeto de energia fotovoltaica – César Engenharia
Pingback: Os principais benefícios das energias renováveis | César Engenharia