Tipos de painel solar fotovoltaico: confira modelos e vantagens

Tipos de painel solar fotovoltaico

Existem no mercado diferentes tipos de painel solar fotovoltaico. Resistentes a condições climáticas adversas, eles funcionam convertendo a luz do sol em energia elétrica. No entanto, embora a função seja a mesma, cada modelo tem suas características. 

Confira neste post os tipos de painéis, suas características e vantagens e saiba como escolher o modelo ideal para cada projeto. 

Placa solar: funcionamento e benefícios 

A placa solar, formada por células solares fotovoltaicas, não possui mecanismos móveis. Dessa forma, seu funcionamento se dá pela incidência de luz solar sobre as células fotovoltaicas, que faz com que os elétrons se movimentem e gerem corrente elétrica.

Além disso, o sistema não gera resíduos, sendo uma ótima opção para a geração de energia limpa e também para o aquecimento de água. Também é importante reforçar que as placas solares necessitam de mínima manutenção e podem durar anos.

Tipos de painel solar fotovoltaico

  1. Painel solar fotovoltaico monocristalino

O painel é constituído por células monocristalinas de silício, tem cor uniforme e cantos tipicamente arredondados. O modelo é feito de um único cristal de silício ultra-puro fatiado para criar lâminas que serão transformadas em células fotovoltaicas em série e paralelo. 

Este modelo necessita de menos espaço para gerar a mesma quantidade de energia elétrica e tende a funcionar muito bem em condições de pouca luz. Além disso, sua vida útil é maior que 30 anos.

  1. Painel solar fotovoltaico policristalino

Entre os primeiros tipos de painel solar fotovoltaico destacamos o modelo policristalino. Sua produção é feita com a fundição dos cristais de silício em blocos, favorecendo a formação de múltiplos cristais.

Após a fundição, eles são serrados em blocos quadrados e fatiados em células. Embora a eficiência seja menor, ele é semelhante ao painel monocristalino em desempenho e degradação e tem vida útil maior que 30 anos. 

  1. Filme fino

O painel fotovoltaico de filme fino é colocado em uma superfície e nela são depositadas diversas camadas finas de material fotovoltaico, que pode ser: Silício amorfo, Telureto de cádmio, Cobre, índio e gálio seleneto ou Células solares fotovoltaicas orgânicas. 

Sua produção em massa é simples, o que torna a fabricação mais barata. Além disso, tem aparência homogênea, pode ser feito flexível e tem eficiência média entre 7 e 13%. 

Outra vantagem é que o painel solar de filme fino sofre menos impacto quando há sombra de árvore ou temperaturas altas.

  1. Painel solar de silício amorfo

Este tipo de painel é constituído pelo empilhamento de várias camadas de células solares de silício amorfo. O modelo apresenta eficiência de cerca de 6 a 9%, porém o processo de produção tem um custo elevado.

  1. Painel solar de telureto de cádmio 

Este é o único modelo de painel de filme fino que tem uma eficiência similar aos painéis de silício, operando normalmente entre 9 e 16%. O painel normalmente é instalado em grandes usinas de energia solar.

  1. Painéis solares de seleneto de cobre, índio e gálio 

Este tipo de painel possui menor toxicidade e se destaca como o modelo mais eficiente na categoria de filme fino, operando na faixa de 10 e 12%.

  1. Painel solar híbrido 

Este painel utiliza uma nova tecnologia que ainda não está disponível no mercado. Semelhante aos painéis de silício, ele traz também uma camada de silício amorfo, que eleva sua eficiência para a média de 21 a 24%, e funciona muito bem em temperaturas mais altas.

Conclusão

Pronto! Agora você já conhece os tipos de painel solar fotovoltaico e suas principais características. Se você precisar de ajuda para desenvolver o projeto e a homologação do seu projeto, conte com a César Engenharia. 
Nossa equipe está pronta para te atender.

One thought on “Tipos de painel solar fotovoltaico: confira modelos e vantagens

  1. Pingback: Os principais benefícios das energias renováveis | César Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *