Gestão de projetos de energia solar: etapas e quando realizar

Gestão de projetos de energia solar

O mercado de energia solar vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, bem como as empresas que compõem este setor. Sendo assim, a implantação de uma gestão de projetos de energia solar de modo eficiente é indispensável para ampliar a capacidade de atendimento, especialmente em razão dos padrões exigidos pelo mercado e o nível de competitividade das empresas do setor.

A concorrência, aliás, é um aspecto fundamental para incentivar o aprimoramento tanto dos profissionais quanto dos processos nos quais estão envolvidas as empresas de energia solar no Brasil. Tendo em vista o crescimento da procura por energias renováveis, destaca-se também a necessidade de aperfeiçoar as etapas que vão desde a captação de consumidores até o pós-venda, fase em que o cliente pode ser fidelizado.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Afinal, o que é Gestão de Projetos?

O gerenciamento de projetos é uma metodologia que visa planejar as etapas de execução, monitoramento e controle de uma atividade específica, como a implantação do sistema fotovoltaico em residências e empreendimentos comerciais. Para isso, aplicam-se estratégias, bem como conhecimentos técnicos e/ou habilidades, na otimização dos resultados para obter mais sucesso no projeto de energia solar, por exemplo.

Na prática, a gestão de projetos passa diretamente pela descrição do escopo da atividade, estabelecimento do cronograma físico e financeiro e também pelo monitoramento de eventuais riscos, seja através de ferramentas ou softwares de gestão. Além disso, destaca-se também a elaboração dos recursos necessários para execução do trabalho, como o capital humano/financeiro e uma série de outros fatores que podem contribuir para a execução do projeto.

Qual o ciclo de vida de um projeto?

Qualquer tipo de projeto apresenta ciclos de duração, correspondendo individualmente às etapas que são fundamentais ao planejamento, execução e finalização do processo. Nesse contexto, uma gestão eficiente é um fato basilar para o sucesso geral de um plano de ações ou estabelecimento de um negócio. 

Conforme as diretrizes da gestão de projetos, portanto, a metodologia aplicada pode influenciar de maneira positiva a organização e, consequentemente, gerar retornos satisfatórios. Nesse contexto, ao colocar em prática projetos de energia solar, é importante observar suas fases principai:

  • Fase inicial: processos básicos para iniciar o projeto, com estabelecimento das informações que servirão como norte tanto para o desenvolvimento quanto para a finalização do projeto;
  • Fase de planejamento: ações relacionadas à aplicação de ferramentas e habilidades técnicas para definir quando e como o projeto será executado;
  • Fase de execução: elementos que garantirão a execução do projeto de acordo com o que foi estabelecido previamente;
  • Fase de monitoramento e controle: processos gerais determinados para o decorrer do projeto, de modo a permitir a avaliação do desenvolvimento de cada etapa, com o objetivo de gerenciar sua implementação;
  • Fase de encerramento: processos destinados à finalização do projeto, sendo inclusive a etapa mais importante para o sucesso do sistema fotovoltaico.

Como implementar a gestão de projetos de energia solar?

Capacitar os profissionais atrelados ao desenvolvimento de um projeto é um fator indispensável para o sucesso das empresas de energia solar. Nesse contexto, a gestão de projetos de energia solar também pode contribuir substancialmente, tendo em vista que ela fornece uma visão macro e mais estratégica. Para garantir uma boa performance, no entanto, é imprescindível analisar os seguintes aspectos:

Familiaridade com os mecanismos de gerenciamento

A proximidade dos colaboradores com as ações de planejamento é uma tarefa fundamental e deve anteceder a implementação do método de gestão de projetos. Isso porque é necessário estabelecer os padrões de conduta, bem como os protocolos no comando das atividades desenvolvidas na implementação do projeto. Consequentemente, pode-se minimizar perdas e eventuais retrabalhos, ampliando assim a produtividade.

Capacitação da equipe

Além da adaptação às ferramentas de gestão de projeto, sobretudo em relação aos seus aspectos mais técnicos, é necessário que os colaboradores passem também por uma capacitação com a finalidade de adaptarem-se às novas exigências propostas por essa metodologia. Sendo assim, a partir de um treinamento de capacitação da equipe, os colaboradores terão melhor compreensão sobre o método, engajando ainda mais em novas formas de executar as tarefas necessárias.

Objetivos claros

Para que a implementação da metodologia de gestão de projetos se desenvolva de forma plena em relação a todo o seu potencial, é indispensável estabelecer metas e objetivos claros. Estes alvos guiarão as atividades, funcionando como uma referência para os colaboradores, podendo ser inclusive aplicada para evitar desperdício de recursos humanos ou financeiros, além do comprometimento da produtividade, entre outros problemas.

Escolha dos softwares de gestão

Finalmente — e talvez o aspecto mais importante da implementação de um sistema de gestão de projetos — é a utilização de softwares que contribuam para o desenvolvimento desse tipo de atividade. Sendo assim, é preciso dedicar-se a estudar as soluções disponíveis no mercado antes de determinar o melhor sistema para o seu tipo de necessidade. 

Vale lembrar que as plataformas e ferramentas fazem parte da rotina de trabalho das empresas e devem oferecer de fato facilidades que caracterizam o desenvolvimento do projeto, em especial nos aspectos relacionados à rapidez e eficiência operacional ou organizacional.

Como vimos, a implantação da gestão de projetos de energia solar disponibiliza ótimas oportunidades, inclusive relacionadas ao desempenho de qualquer organização. Em resumo, ele permite entender os melhores caminhos para atender as necessidades dos clientes no desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos.

O que achou do nosso artigo? Ainda tem dúvidas sobre esse tema ou gostaria de saber mais sobre a energia solar no Brasil? Então entre em contato conosco pelo Whataspp ou converse com um de nossos consultores clicando no botão abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *