Conheça os principais benefícios das energias renováveis

Os principais benefícios das energias renováveis

Os principais benefícios das energias renováveis são cada vez mais reconhecidos. Afinal, embora uma boa parte da energia produzida no Brasil advenha da capacidade produtiva das usinas hidrelétricas, esse tipo de geração energética causa impactos ambientais bastante expressivos.

Diante disso, o uso de energias renováveis é uma medida essencial para minimizar este efeito. Isso porque, além de proporcionar o crescimento da economia, as soluções renováveis são ecologicamente sustentáveis, o que reduz de maneira considerável alguns efeitos negativos, como o lançamento de gases do efeito estufa e aquecimento global.

Quer saber mais sobre esse tema e seus impactos no cotidiano? Então continue a leitura e entenda todos os principais benefícios das energias renováveis!

Quais os tipos de energias renováveis mais comuns?

As fontes de energia renovável se caracterizam por serem inesgotáveis, ou seja, elas se renovam durante seu próprio uso. Alguns exemplos são as fontes de energia solar, de biogás e eólica. Além delas, ainda podemos destacar a energia hídrica, produzida a partir da água dos rios, a geotérmica, a oceânica e a de hidrogênio.

A seguir, confira mais detalhes sobre as mais usadas no Brasil e em outras partes do mundo como alternativa às usinas hidrelétricas.

  • Solar

A energia solar é o método mais comum e relativamente mais acessível. Isso porque ela se baseia no uso dos raios solares para geração de eletricidade. Na prática, o processo ocorre a partir da instalação de painéis fotovoltaicos e equipamentos semicondutores que captam a luz solar, convertendo-as, posteriormente, em energia elétrica.

Por suas características, ela é habitualmente considerada uma das fontes de energia mais limpas do mundo e, por isso, a cada ano que passa, vem ganhando maior destaque. A título de curiosidade, a capacidade de produzir energia através dos raios solares emitidos por apenas uma hora é suficiente para absorver a demanda da humanidade por um ano inteiro.

  • Biogás

O biogás é um tipo de energia produzida a partir do uso de matérias orgânicas, que, por sua vez, geram combustível para fogões, motores e também energia elétrica. Este processo normalmente se dá por meio da mistura entre o dióxido de carbono e o metano.

O uso da biomassa na geração de energia se dá de três formas: primeiro, utilizando a combustão direta. Em seguida, ela pode também ser aplicada por meio da gaseificação e, por fim, através da fermentação da matéria — uma vez que a ação dos micro-organismos presentes nessa substância libera o vapor que alimenta os biodigestores que geram o biogás.

  • Eólica

A energia eólica é aquela produzida a partir da captação da força dos ventos. Nessa modalidade, utilizam-se algumas turbinas eólicas que se movimentam conforme os ventos e, em seguida, acionam um gerador que transforma a massa de ar em energia renovável.

Esse método foi inspirado nos moinhos de vento da Idade Média, aplicados para produção de farinha e outros mantimentos. Atualmente, esse tipo de tecnologia pode ser melhor observado na região nordeste, afinal, corresponde a pelo menos 89% da produção de energia eólica do país.

Quais são os benefícios das energias renováveis?

A manipulação e transformação de matérias-primas em fontes de energias renováveis vem se aperfeiçoando cada vez mais com a aplicação de uma série de investimentos em novas tecnologias. Sendo assim, ao adotá-las, é possível gerar algumas vantagens tanto para as empresas de energia, quanto para a sociedade e o meio ambiente.

A seguir, confira os principais benefícios das energias renováveis!

  • Reduz os impactos ambientais

O uso de energias renováveis contribui para a diminuição da produção de gases que provocam o efeito estufa e, consequentemente, geram importantes mudanças climáticas e diversos problemas ambientais. Nos sistemas de produção de energia limpa, as emissões de gases poluentes são mínimas, incluindo a etapa de produção, fabricação e demais ciclos operacionais.

  • Melhora o desenvolvimento socioeconômico

Fontes de energias renováveis dispõem de maior eficiência energética. Logo, a substituição de um sistema que utiliza combustíveis fósseis ou baseados nas usinas hidrelétricas, por exemplo, resultará em maior desenvolvimento social, econômico e sustentável, assim como a possibilidade de escolha entre o tipo de fornecimento de energia — além de poder assegurar um futuro melhor.

  • Gera novos empregos

A ampliação do setor de energias renováveis no país pode também impactar positivamente no crescimento da economia, sobretudo em relação à criação de novos postos de trabalho. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), este setor pode gerar, até o ano de 2030, mais de 11,6 milhões de vagas no mundo.

  • Maior autonomia energética

Alguns países ainda hoje dependem diretamente de outras nações para o abastecimento da sua demanda energética. Em contrapartida, a partir da implantação de sistemas fotovoltaicos, por exemplo, é possível garantir maior autonomia e independência desses locais. Outro benefício é a redução da carga tributária e, consequentemente, a retomada do crescimento da economia.

  • Baixa manutenção (se houver)

Uma boa parte das matrizes de energia renováveis incorrem em importantes manutenções. De modo geral, uma fazenda solar, por exemplo, tem sua vida útil bastante prolongada, podendo chegar até 25 anos a partir de custos bem baixos, afinal, eles estão atrelados apenas à limpeza dos equipamentos. Em contrapartida, o consumidor final tem custo zero, já que não é necessária nenhuma alteração no espaço em que será realizada a aplicação dos painéis solares.

Conclusão

Como pudemos observar, são inúmeros os principais benefícios das energias renováveis, sobretudo em relação à preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da economia. Além disso, deve-se também considerar a escassez de recursos hídricos e combustíveis fósseis, cada vez mais comum nos dias atuais.

Tendo em vista a utilização de fontes inesgotáveis, as matrizes de energia limpa têm o sol e o vento como principal alimentadora para geração de energia. Ademais, destaca-se também o surgimento de novas tecnologias que permitem o aprimoramento dos sistemas, reduzindo custos e melhorando o desempenho energético desse modelo. Diante disso, as energias renováveis fazem parte da nossa realidade e trata-se de uma tendência cada vez mais forte, haja vista os seus benefícios para a proteção do meio ambiente e da saúde humana. Se gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso blog e fique de olho em nossos Instagram para acompanhar em primeira mão todas as novidades que compartilhamos.

One thought on “Conheça os principais benefícios das energias renováveis

  1. Pingback: Descubra como escolher um sistema fotovoltaico eficiente - César Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat